ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO PELA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n3p461-475Keywords:
Educação. Infância. Ética/Estética/Política. Afetos. Sensibilidades.Abstract
O artigo “Ética, estética e política na educação pela infância” tem o compromisso de levantar alguns pontos relevantes sobre uma educação pela infância. A ideia é iniciar com a reflexão do que entendemos por infâncias e os atravessamentos que permeiam a educação em seus aspectos éticos, estéticos e políticos. E nesse território quem é o professor que atua na educação pela infância? É um provocador de afetos? É um profissional que mobiliza a inserção das crianças em experiências sensíveis? Para que pudéssemos aprofundar tais questões, buscamos nos documentos oficiais – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e Base Nacional Comum Curricular (2016), esse último ainda em trâmite – quais os principais pontos destacados no que se refere à educação pela infância e se nas suas orientações apontam para o encontro de uma educação pelo sensível. Também trouxemos para a discussão alguns autores que permeiam o olhar do professor e da criança, habitando ideias sobre ética, estética, política, experiência, sentidos, afeto e educação: Alves (2014), Cassirer (1997), Cabral e Nick (1999), Deleuze (2006), Deleuze e Guattari (2010), Duarte Jr. (2010; 2002), Estévez (2003), Hillal (1985), Kohan (2008), Larrosa (2013; 2004; 2002), Leontiev (2000), Masschelein e Simons (2015), Maldonato (2012), Meira e Pillotto (2010), Passos, Kastrup e Escóssia (2014), Rios (2010; 2011), Sawaia (1992), Skliar (2014; 2003), Ostrower (1986), Taille, Dantas e Oliveira (1992), Wallon (1989). Portanto, este artigo tem como desafio, para além da reflexão sobre a temática apresentada, mobilizar nossas práticas educativas para a infância, em um tempo/lugar de sensibilidades.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.