“NA ESTRADA [...] CRUZAM-SE NUM PONTO…”

APROXIMAÇÕES ENTRE A A/R/TOGRAFIA E A PERSPECTIVA DIALÓGICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Fransuê Ribeiro FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p068-089

Resumo

Este artigo tem como objetivo, apontar aproximações entre a abordagem metodológica a/r/tografia e a perspectiva dialógica de Bakhtin e o Círculo. Por um panorama histórico, tece considerações acerca da alteridade no processo de pesquisas em educação, na relação com fotografias expandidas elaboradas em um processo artístico intitulado Entre, desenvolvido por uma artista/pesquisadora/professora no ano de 2021. É uma pesquisa a/r/tográfica, de abordagem qualitativa. Tem como aporte teórico os estudos de Bakhtin e o Círculo com ênfase nos conceitos de cronotopo e exotopia, Rita Irwin e Belidson Dias (2013) sobre a/r/tografia, e Rubens Fernandes Junior (2006) sobre fotografia expandida. Além de fornecer subsídio teórico para a compreensão das implicações da alteridade em pesquisas na esfera da educação, observou-se que a pesquisa a/r/tográfica é dialógica e a maneira com que possibilita lidar com a espacialidade e a temporalidade ampliam os sentidos em pesquisas que utilizam esta abordagem metodológica.

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

Ribeiro, F. (2024). “NA ESTRADA [.] CRUZAM-SE NUM PONTO…”: APROXIMAÇÕES ENTRE A A/R/TOGRAFIA E A PERSPECTIVA DIALÓGICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 18(03), 068–089. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p068-089

Edição

Seção

Dossiê Temático: Bakhtin na esfera da visualidade