“NA ESTRADA [...] CRUZAM-SE NUM PONTO…”
APROXIMAÇÕES ENTRE A A/R/TOGRAFIA E A PERSPECTIVA DIALÓGICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p068-089Resumo
Este artigo tem como objetivo, apontar aproximações entre a abordagem metodológica a/r/tografia e a perspectiva dialógica de Bakhtin e o Círculo. Por um panorama histórico, tece considerações acerca da alteridade no processo de pesquisas em educação, na relação com fotografias expandidas elaboradas em um processo artístico intitulado Entre, desenvolvido por uma artista/pesquisadora/professora no ano de 2021. É uma pesquisa a/r/tográfica, de abordagem qualitativa. Tem como aporte teórico os estudos de Bakhtin e o Círculo com ênfase nos conceitos de cronotopo e exotopia, Rita Irwin e Belidson Dias (2013) sobre a/r/tografia, e Rubens Fernandes Junior (2006) sobre fotografia expandida. Além de fornecer subsídio teórico para a compreensão das implicações da alteridade em pesquisas na esfera da educação, observou-se que a pesquisa a/r/tográfica é dialógica e a maneira com que possibilita lidar com a espacialidade e a temporalidade ampliam os sentidos em pesquisas que utilizam esta abordagem metodológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.