BAKHTIN E EISENSTEIN / LITERATURA E CINEMA / DIALOGISMO E MONTAGEM INTELECTUAL

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ESTÉTICA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p038-054

Resumo

Este artigo, de caráter ensaístico-bibliográfico, apresenta um conjunto de digressões sobre formação estética, nos entremeios de teorias da literatura e do cinema, enquanto explora os conceitos de dialogismo e montagem intelectual de Mikhail Bakhtin e Sergei Eisenstein, respectivamente. Figuras seminais em suas áreas de estudo, estes autores marcam profundamente a teoria literária e teoria cinematográfica a partir do século XX. Bakhtin, filósofo da linguagem russo, é amplamente reconhecido por sua teoria das relações dialógicas, que explora a multiplicidade de vozes e a interação social na vida e na arte. Suas ideias desafiaram as abordagens tradicionais da crítica literária e introduziram uma nova dinâmica para a compreensão de modos de ser, viver e agir no mundo. Por outro lado, Sergei Eisenstein, um inovador diretor e teórico de cinema, transformou a linguagem visual cinematográfica com sua teoria da montagem, que defendia que a colisão entre imagens independentes poderia criar um sentido, provocando respostas sensoriais e emocionais nos espectadores. O trabalho desses pensadores ofereceu uma nova lente através da qual é possível vislumbrar relações entre arte e vida ainda pouco exploradas, especialmente quando se põem em jogo diferentes perspectivas sobre as visualidades contemporâneas. Esse texto pergunta, assim, embora não apresente respostas: quais as contribuições desse diálogo entre dois autores e suas teorias para a ampliação do que se sabe sobre formação estética?

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Biografia do Autor

Gláucio Henrique Matsushita Moro, PUCPR

Glaucio H. M. Moro é professor Doutor e Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).Possui Doutorado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016), mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), graduação em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) e é Técnico em Desenho de Comunicação pela ETE Carlos de Campos.Têm experiência em Video e TV, Estudos da Imagem e Comunicação, Narratologia e Sistemas Interativos. Trabalhou em lugares como a TV Cultura de São Paulo, PUC-SP e Editora Abril. Desenvolveu atividades de inovação e coordenação de orientação pedagógica na criação e implantação do curso de Cinema e Audiovisual da PUCPR do qual foi presidente do do conselho e desenvolveu a pedagogia fundante. Seus principais interesses de pesquisa são atuando nos temas de vídeo, montagem e edição , audiovisual e linguagem, estudos da imagem, arte e tecnologia, cultura e tecnologia e sociedade. É autor dos livros Edição de Áudio e Vídeo (2018) e Naufrágio a Dois (2023).

Jean Carlos Gonçalves, UFPR

Universidade Federal do Paraná.
Doutor em Educação, com Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/CNPq). Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino / Setor de Educação e dos Programas de Pós Graduacão em Educação e Letras da UFPR. Professor permanente voluntário no Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem da FURG.

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

Moro, G. H. M., & Carlos Gonçalves, J. (2024). BAKHTIN E EISENSTEIN / LITERATURA E CINEMA / DIALOGISMO E MONTAGEM INTELECTUAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ESTÉTICA?. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 18(03), 038–054. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p038-054

Edição

Seção

Dossiê Temático: Bakhtin na esfera da visualidade