BAKHTIN E EISENSTEIN / LITERATURA E CINEMA / DIALOGISMO E MONTAGEM INTELECTUAL
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ESTÉTICA?
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p038-054Resumo
Este artigo, de caráter ensaístico-bibliográfico, apresenta um conjunto de digressões sobre formação estética, nos entremeios de teorias da literatura e do cinema, enquanto explora os conceitos de dialogismo e montagem intelectual de Mikhail Bakhtin e Sergei Eisenstein, respectivamente. Figuras seminais em suas áreas de estudo, estes autores marcam profundamente a teoria literária e teoria cinematográfica a partir do século XX. Bakhtin, filósofo da linguagem russo, é amplamente reconhecido por sua teoria das relações dialógicas, que explora a multiplicidade de vozes e a interação social na vida e na arte. Suas ideias desafiaram as abordagens tradicionais da crítica literária e introduziram uma nova dinâmica para a compreensão de modos de ser, viver e agir no mundo. Por outro lado, Sergei Eisenstein, um inovador diretor e teórico de cinema, transformou a linguagem visual cinematográfica com sua teoria da montagem, que defendia que a colisão entre imagens independentes poderia criar um sentido, provocando respostas sensoriais e emocionais nos espectadores. O trabalho desses pensadores ofereceu uma nova lente através da qual é possível vislumbrar relações entre arte e vida ainda pouco exploradas, especialmente quando se põem em jogo diferentes perspectivas sobre as visualidades contemporâneas. Esse texto pergunta, assim, embora não apresente respostas: quais as contribuições desse diálogo entre dois autores e suas teorias para a ampliação do que se sabe sobre formação estética?
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