O USO DO CINEMA EM UMA ESCOLA DE BAGÉ-RS E O DESENVOLVIMENTO DE UM GUIA PARA AUXILIAR PROFESSORES NESSAS ATIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n1p106-123Resumo
As discussões acerca do papel pedagógico do cinema no Brasil foram impulsionadas na última década com a criação da Lei 13.006/14, que tornou obrigatória a exibição de filmes nacionais nas escolas de educação básica. Nesse contexto, esse trabalho buscou conhecer como os professores de uma escola de educação básica em Bagé/RS se relacionam com o cinema, além de desenvolver um guia digital, em formato de website, para auxiliá-los no processo de produção de atividades envolvendo o cinema na escola. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo descritiva e qualitativa com aplicação de questionários aos professores, e que posteriormente foram avaliados a partir do método de análise de conteúdo. Os professores deram uma resposta positiva sobre o conteúdo e estrutura do guia digital. Além disso, vale ressaltar que o recurso didático oferece dicas para auxiliar os educadores na escolha de um filme. Dessa forma, ratifica-se que o guia digital elaborado pode ser utilizado como o ponto de partida para auxiliar os professores na incorporação efetiva do cinema no ambiente escolar.
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