O USO DO CINEMA EM UMA ESCOLA DE BAGÉ-RS E O DESENVOLVIMENTO DE UM GUIA PARA AUXILIAR PROFESSORES NESSAS ATIVIDADES

Autores

Resumo

As discussões acerca do papel pedagógico do cinema no Brasil foram impulsionadas na última década com a criação da Lei 13.006/14, que tornou obrigatória a exibição de filmes nacionais nas escolas de educação básica. Nesse contexto, esse trabalho buscou conhecer como os professores de uma escola de educação básica em Bagé/RS se relacionam com o cinema, além de desenvolver um guia digital, em formato de website, para auxiliá-los no processo de produção de atividades envolvendo o cinema na escola. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo descritiva e qualitativa com aplicação de questionários aos professores, e que posteriormente foram avaliados a partir do método de análise de conteúdo. Os professores deram uma resposta positiva sobre o conteúdo e estrutura do guia digital. Além disso, vale ressaltar que o recurso didático oferece dicas para auxiliar os educadores na escolha de um filme. Dessa forma, ratifica-se que o guia digital elaborado pode ser utilizado como o ponto de partida para auxiliar os professores na incorporação efetiva do cinema no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Augustho da Costa Soares, Fundação Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp). Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pampa. Cursa especialização em Docência do Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Centro Universitário UniAmérica. Também cursa MBA em Comunicação e Marketing. Experiência profissional em assessoria de imprensa, reportagem, edição de textos, design gráfico e gerenciamento de mídias sociais. Pesquisa principalmente sobre teorias da comunicação, cinema e educação.

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Publicado

01-06-2024

Como Citar

da Costa Soares , A., & Corrêa Ferreira, C. (2024). O USO DO CINEMA EM UMA ESCOLA DE BAGÉ-RS E O DESENVOLVIMENTO DE UM GUIA PARA AUXILIAR PROFESSORES NESSAS ATIVIDADES. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 18(1), 106–123. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11766