O USO DO CINEMA EM UMA ESCOLA DE BAGÉ-RS E O DESENVOLVIMENTO DE UM GUIA PARA AUXILIAR PROFESSORES NESSAS ATIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n1p106-123Abstract
As discussões acerca do papel pedagógico do cinema no Brasil foram impulsionadas na última década com a criação da Lei 13.006/14, que tornou obrigatória a exibição de filmes nacionais nas escolas de educação básica. Nesse contexto, esse trabalho buscou conhecer como os professores de uma escola de educação básica em Bagé/RS se relacionam com o cinema, além de desenvolver um guia digital, em formato de website, para auxiliá-los no processo de produção de atividades envolvendo o cinema na escola. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo descritiva e qualitativa com aplicação de questionários aos professores, e que posteriormente foram avaliados a partir do método de análise de conteúdo. Os professores deram uma resposta positiva sobre o conteúdo e estrutura do guia digital. Além disso, vale ressaltar que o recurso didático oferece dicas para auxiliar os educadores na escolha de um filme. Dessa forma, ratifica-se que o guia digital elaborado pode ser utilizado como o ponto de partida para auxiliar os professores na incorporação efetiva do cinema no ambiente escolar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.