O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2012v6n2p198-214Keywords:
Língua Inglesa. Estágio. Prática em sala de aula.Abstract
O presente artigo apresenta relatos e análises acerca do processo de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa. As três etapas de desenvolvimento do estágio foram realizadas em duas escolas estaduais situadas no município de Blumenau – SC. As etapas realizaram-se em semestres diferentes. A partir das observações, foi possível traçar um panorama geral acerca da relação entre teoria e prática, o processo de ensino/aprendizagem, as relações interpessoais em sala de aula e, principalmente, como são ministradas as aulas de Língua Inglesa como língua estrangeira. A observação serviu de respaldo para as práticas de intervenção, trazendo uma ampla base de condutas que podem ou não ser tomadas em frente à sala de aula. A partir da análise, baseada nas teorias acerca dos Métodos de Ensino e as Teorias de Ensino, compreende-se que as aulas de Língua Inglesa não são vistas como um processo interacional, o processo não se mostra dialógico em sua totalidade, mesmo porque a base que foi fornecida aos alunos nos anos anteriores não foi satisfatória. Durante as intervenções, porém, percebe-se que unindo as experiências da observação às teorias aprendidas na Academia, a prática em sala de aula se torna uma experiência fundamental para a carreira docente dos estagiários.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.