“NÃO SEI, NUNCA PENSEI ‘SOU BILÍNGUE’”: IDENTIDADE DE APRENDIZES BILÍNGUES

Autores

  • Luciani Salcedo de Oliveira Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Bárbara Alves Branco Machado Acadêmica/Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p068-085

Palavras-chave:

bilinguismo, identidade, discurso

Resumo

Dadas às inúmeras mudanças culturais, políticas, sociais, econômicas e tecnológicas pelas quais estamos sendo atravessados, a temática das identidades tem sido intensamente focada tanto na mídia, quanto em contextos educacionais (ANDRADE, 2011; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2013; MOITA LOPES, 2002, 2005; NORTON, 2000; RAJAGOPALAN, 1998, 2005, entre outros). Com o intuito de contribuir para a pesquisa acadêmica relacionada ao tema Bilinguismo, buscando entender o que é “ser bilíngue”, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove pessoas que se consideram bilíngues, na Região da Campanha do RS. A coleta de dados foi conduzida na disciplina “Aquisição da Linguagem e Bilinguismo”, ministrada em 2016.1, no Curso de Licenciatura em Letras-Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas da UNIPAMPA_Campus Bagé. A referida entrevista foi gravada em áudio e transcrita pelos acadêmicos da disciplina. A análise dos dados está centrada em como os participantes da pesquisa se definem enquanto aprendizes bilíngues e se, de acordo com eles, o fato de saber uma língua adicional tem alguma influência na sua constituição identitária. Os dados, analisados na disciplina eletiva “Tópicos de Bilinguismo”, ministrada em 2016.2, revelam discursos diversos sobre a identidade dos participantes da pesquisa enquanto indivíduos bilíngues. Com esta investigação sobre um aspecto linguístico-identitário ainda pouco estudado, buscamos desvelar como aprendizes bilíngues se percebem discursivamente enquanto tais; para assim, questionarmos quem são eles na vida social contemporânea e quais identidades sociais constroem ao agir no mundo por intermédio da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciani Salcedo de Oliveira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

LUCIANI SALCEDO DE OLIVEIRA. Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (1992). Mestre em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1998). Doutora em Letras/Inglês pela UFSC (2005), com Doutorado Sanduíche (Bolsista CNPq/2003) na Macquarie University, Sydney/Austrália. É Professora Associada de Língua Inglesa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA_Campus Bagé). Atuou como Professora Coordenadora do Subprojeto/Língua Inglesa FURG_PIBID/CAPES (2010-2016). Com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa, atua principalmente nos seguintes temas: formação (inicial e continuada) de professores, pesquisa em sala de aula, escola pública, estágio supervisionado, linguística sistêmico-funcional e análise crítica do discurso. Membro do Grupo de Estudos em Linguagem e Currículo (GELC).

Bárbara Alves Branco Machado, Acadêmica/Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

BÁRBARA ALVES BRANCO MACHADO. Licenciada em Letras – Línguas Adicionais: inglês, espanhol e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA_Campus Bagé). Foi bolsista de iniciação científica no projeto de pesquisa intitulado “Letramento na Form(Ação) Docente”, com bolsa FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, de agosto 2014 a julho de 2015, oportunidade na qual pesquisou as atitudes linguísticas dos graduandos da segunda turma do Curso de Licenciatura em Letras – Línguas Adicionais: inglês, espanhol e suas respectivas Literaturas. Atuou também como bolsista de ensino CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no subprojeto PIBID/Espanhol, entre abril de 2016 a fevereiro de 2017. Atualmente é professora do Núcleo de Línguas Adicionais (NLA), projeto de extensão universitária promovido pela Universidade Federal Pampa (UNIPAMPA_Campus Bagé).

Downloads

Publicado

15-07-2019

Como Citar

Oliveira, L. S. de, & Machado, B. A. B. (2019). “NÃO SEI, NUNCA PENSEI ‘SOU BILÍNGUE’”: IDENTIDADE DE APRENDIZES BILÍNGUES. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 12(1), 068–085. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p068-085

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.