O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2012v6n2p198-214Palavras-chave:
Língua Inglesa. Estágio. Prática em sala de aula.Resumo
O presente artigo apresenta relatos e análises acerca do processo de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa. As três etapas de desenvolvimento do estágio foram realizadas em duas escolas estaduais situadas no município de Blumenau – SC. As etapas realizaram-se em semestres diferentes. A partir das observações, foi possível traçar um panorama geral acerca da relação entre teoria e prática, o processo de ensino/aprendizagem, as relações interpessoais em sala de aula e, principalmente, como são ministradas as aulas de Língua Inglesa como língua estrangeira. A observação serviu de respaldo para as práticas de intervenção, trazendo uma ampla base de condutas que podem ou não ser tomadas em frente à sala de aula. A partir da análise, baseada nas teorias acerca dos Métodos de Ensino e as Teorias de Ensino, compreende-se que as aulas de Língua Inglesa não são vistas como um processo interacional, o processo não se mostra dialógico em sua totalidade, mesmo porque a base que foi fornecida aos alunos nos anos anteriores não foi satisfatória. Durante as intervenções, porém, percebe-se que unindo as experiências da observação às teorias aprendidas na Academia, a prática em sala de aula se torna uma experiência fundamental para a carreira docente dos estagiários.
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