‘LEAVES OF GRASS’ E O CÓDIGO SONORO-MUSICAL

Auteurs-es

  • Marly Gondim Cavalcanti Souza UESPI

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2010v4n3p360-379

Mots-clés :

Walt Whitman. Poesia. Música.

Résumé

O presente trabalho destaca a presença marcante da música na obra lírica completa de Walt Whitman. A música, no seu caráter dinamogênico, surge como uma alternativa prática de estudo e de análise de obras literárias, fundada na relação interartística. Este trabalho se apóia na abordagem quantiqualitativa, através do programa computacional Stablex, adequado ao tratamento e processamento automático para a análise lexical e textual, possibilitando determinar de forma objetiva e científica a importância e o peso dos itens selecionados para a pesquisa. Trata-se de pesquisa do tipo bibliográfica, tendo como objeto de estudo a obra publicada de Walt Whitman, intitulada Leaves of Grass. Conclui-se constatando a estreita relação do poeta com a música, principalmente com aquela produzida pela voz humana – a música cantada – reforçando a proximidade de Whitman com o povo, com a democracia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marly Gondim Cavalcanti Souza, UESPI

Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Literatura Comparada pela Université D’Artois (França). Professora do Curso de Letras Inglês e do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Linhas de Pesquisa: Literatura e Música; Literatura de língua inglesa; Teoria da Literatura.

Téléchargements

Publié-e

2012-03-01