“NA ORLA NEGRA DO SEU NEGRO MANTO...” A INTERPRETAÇÃO DAS CORES EM "A RUA DOS CATAVENTOS", DE MARIO QUINTANA

Autores

  • Roberto Rossi Menegotto Universidade de Caxias do Sul
  • João Claudio Arendt Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p119-130

Palavras-chave:

Mario Quintana, A Rua dos Cataventos, Cores, Função Estética.

Resumo

No presente artigo, abordamos a presença das cores no livro A Rua dos Cataventos, livro de estreia de Mario Quintana. A partir da exposição da importância das tonalidades como portadoras de função estética, analisamos nove sonetos em que elas são mencionadas e interpretamos o que suas significações podem implicar para a experiência do eu-lírico. O amparo bibliográfico buscado é multidisciplinar, sendo oriundo de Estudos Literários, Comunicação Social e Artes Visuais, com autores como Heller (2013), Farina (1990), Chevalier e Gheerbrant (1999), Mukarovsky (1988) e Bordini (2006).

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Biografia do Autor

Roberto Rossi Menegotto, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando no Programa de Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade – PPGLET/UCS da Universidade de Caxias do Sul. Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul.

João Claudio Arendt, Universidade de Caxias do Sul

Coordenador  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Letras,  Cultura  e  Regionalidade  e  do  Programa  de  Doutorado em  Letras  –  Associação  Ampla  UCS/UniRitter.  Doutor em Letras pela PUCRS, com Estágio  Pós-Doutoral na  Freie  Universität  Berlin.  Editor-chefe da  Revista  Antares:  Letras  e  Humanidades.

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Publicado

17-06-2017

Edição

Seção

Artigos