‘LEAVES OF GRASS’ E O CÓDIGO SONORO-MUSICAL

Autores

  • Marly Gondim Cavalcanti Souza UESPI

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2010v4n3p360-379

Palavras-chave:

Walt Whitman. Poesia. Música.

Resumo

O presente trabalho destaca a presença marcante da música na obra lírica completa de Walt Whitman. A música, no seu caráter dinamogênico, surge como uma alternativa prática de estudo e de análise de obras literárias, fundada na relação interartística. Este trabalho se apóia na abordagem quantiqualitativa, através do programa computacional Stablex, adequado ao tratamento e processamento automático para a análise lexical e textual, possibilitando determinar de forma objetiva e científica a importância e o peso dos itens selecionados para a pesquisa. Trata-se de pesquisa do tipo bibliográfica, tendo como objeto de estudo a obra publicada de Walt Whitman, intitulada Leaves of Grass. Conclui-se constatando a estreita relação do poeta com a música, principalmente com aquela produzida pela voz humana – a música cantada – reforçando a proximidade de Whitman com o povo, com a democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marly Gondim Cavalcanti Souza, UESPI

Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Literatura Comparada pela Université D’Artois (França). Professora do Curso de Letras Inglês e do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Linhas de Pesquisa: Literatura e Música; Literatura de língua inglesa; Teoria da Literatura.

Downloads

Publicado

01-03-2012

Como Citar

Souza, M. G. C. (2012). ‘LEAVES OF GRASS’ E O CÓDIGO SONORO-MUSICAL. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 4(3), 360–379. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2010v4n3p360-379

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.