CONSIDERAÇÕES SOBRE DOIS POEMAS DE FEDERICO GARCÍA LORCA E ENSINO DE LITERATURA

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DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n02p083-097

Resumo

Este artigo tem como objetivo comentar sobre dois poemas do poeta espanhol Federico García Lorca (1898-1936), deixando perceber a força de sua poesia pela via do caráter cultural e pessoal que ele empregava na confecção de seus poemas. Nossa pesquisa para este texto foi de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo, buscando compreender um pouco acerca das construções imagéticas empregadas por García Lorca. Como resultado, temos a certeza da grandeza poética de García Lorca, seu estilo à frente de seu tempo e sua imprescindível presença na chamada “Generación del 27”. Além disto, a gama de temas com os quais trabalhava este poeta podem ser de grande valia no ensino de literatura para estudantes, principalmente, do Ensino Médio, ou abarcando outras disciplinas por meio da pedagogia de projetos.

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Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá – SP. Pós-graduado (lato sensu) em Cultura e Literatura pela Faculdade São Luís – SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Linguística e Literatura (PPGLLit). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO, da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT – CAPES/CNPq.

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Publicado

09-10-2024

Como Citar

Rodrigues, W. (2024). CONSIDERAÇÕES SOBRE DOIS POEMAS DE FEDERICO GARCÍA LORCA E ENSINO DE LITERATURA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 18(02), 083–097. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n02p083-097