MÍDIA E MIDIATIZAÇÃO EM NOTÍCIA DE UM SEQUESTRO

Autores

  • Amanda Arruda Venci Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcelo Fernando de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n2p364-377

Palavras-chave:

Comunicação, Literatura, Teoria da Comunicação, Midiatização, Tecnologia

Resumo

Partindo da ideia de que mídia e poder estão intimamente vinculados e de que os meios de comunicação sempre exerceram influência sobre diversos acontecimentos, moldando eventos através dos tempos, discute-se o conceito de midiatização a partir de Notícia de um Sequestro (1996), de Gabriel García Márquez. A obra apresenta o relato de um caso em que a mídia assume a posição de protagonista, tornando-se, de certa forma, um tema do livro. Dessa maneira, pretende-se discorrer sobre a importância de seu papel como elemento de negociação, manipulação e disputa de poder.

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Biografia do Autor

Amanda Arruda Venci, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tem experiência na área, com ênfase em Literatura Brasileira. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL), também da UTFPR.

Marcelo Fernando de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo (1992, PUC-PR), mestrado (1998) e doutorado (2010) em Letras (UFPR). Atualmente, é professor adjunto II da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Curitiba, com dedicação exclusiva, atuando no Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC), na graduação em Comunicação Organizacional/Institucional e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). Além da experiência como professor universitário, trabalhou por uma década como repórter e assessor de comunicação. É autor dos livros Sobre galhos, esqueletos: a poesia de Sérgio Rubens Sossélla (Aos Quatro Ventos, 1999), Nas trilhas de Saint-Hilaire (FCU, 2002) e Jornalismo cultural e crítica (Editora UFPR/Argos, 2013). Organizou, editou e revisou diversos livros sobre comunicação. Atualmente, é editor-chefe da revista acadêmica Dito Efeito e professor-orientador da agência de notícias online AG Comunique. Mantém os projetos de pesquisa Memória do Jornalismo Gráfico Paranaense e Comunicação e Recepção.

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Publicado

16-09-2016

Edição

Seção

Artigos