MARIA FIRMINA DOS REIS E A POESIA QUILOMBOLA VOZES DA RESISTÊNCIA

Autores

  • Patrícia Karla Morais Universidade Federal do Tocantins
  • Eliane Cristina Testa Universidade Federal do Tocantins
  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n2p096-110

Palavras-chave:

, Mulher Negra, Poesia Quilombola, Resistência, Úrsula, Maria Firmina dos Reis.

Resumo

Este artigo apresenta aspectos da obra de Maria Firmina dos Reis e da poesia quilombola, no propósito de discutir as vozes da resistência, que vão de encontro aos silenciamentos, por meio de estereótipos da mulher negra. Ser mulher e negra, em uma sociedade marcada pelos rastros do racismo e da subalternidade, não é fácil, e lutar contra essa realidade, que por séculos foi tida como aceitável, não é caminho para o entendimento de todas e todos, dessa forma, lutamos através dessas vozes, para o enfrentamento dos silenciamentos e por um novo olhar para as vozes de resistência, que lutam por seu espaço na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Karla Morais, Universidade Federal do Tocantins

Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas - UNITINSMestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins.

Eliane Cristina Testa, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP – 2015), Mestrado em Letras pela (UEL/PR – 2002). Atualmente é professora de Literatura Portuguesa do Curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins - UFT/Câmpus de Araguaína, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL/UFT), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/UFT).

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Humanidades pela Universiteit Leiden. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL).

Downloads

Publicado

17-12-2021

Como Citar

Morais, P. K., Testa, E. C., & Rodrigues, W. (2021). MARIA FIRMINA DOS REIS E A POESIA QUILOMBOLA VOZES DA RESISTÊNCIA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 15(2), 096–110. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n2p096-110

Edição

Seção

Literatura afro-brasileira e comunicação: escritura, estética e convergências

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.