MARIA FIRMINA DOS REIS E A POESIA QUILOMBOLA VOZES DA RESISTÊNCIA

Auteurs-es

  • Patrícia Karla Morais Universidade Federal do Tocantins
  • Eliane Cristina Testa Universidade Federal do Tocantins
  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n2p096-110

Mots-clés :

, Mulher Negra, Poesia Quilombola, Resistência, Úrsula, Maria Firmina dos Reis.

Résumé

Este artigo apresenta aspectos da obra de Maria Firmina dos Reis e da poesia quilombola, no propósito de discutir as vozes da resistência, que vão de encontro aos silenciamentos, por meio de estereótipos da mulher negra. Ser mulher e negra, em uma sociedade marcada pelos rastros do racismo e da subalternidade, não é fácil, e lutar contra essa realidade, que por séculos foi tida como aceitável, não é caminho para o entendimento de todas e todos, dessa forma, lutamos através dessas vozes, para o enfrentamento dos silenciamentos e por um novo olhar para as vozes de resistência, que lutam por seu espaço na sociedade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Patrícia Karla Morais, Universidade Federal do Tocantins

Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas - UNITINSMestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins.

Eliane Cristina Testa, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP – 2015), Mestrado em Letras pela (UEL/PR – 2002). Atualmente é professora de Literatura Portuguesa do Curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins - UFT/Câmpus de Araguaína, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL/UFT), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/UFT).

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Humanidades pela Universiteit Leiden. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL).

Téléchargements

Publié-e

2021-12-17

Comment citer

Morais, P. K., Testa, E. C., & Rodrigues, W. (2021). MARIA FIRMINA DOS REIS E A POESIA QUILOMBOLA VOZES DA RESISTÊNCIA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 15(2), 096–110. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n2p096-110

Numéro

Rubrique

Literatura afro-brasileira e comunicação: escritura, estética e convergências

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.