‘LEAVES OF GRASS’ E O CÓDIGO SONORO-MUSICAL

Autores/as

  • Marly Gondim Cavalcanti Souza UESPI

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2010v4n3p360-379

Palabras clave:

Walt Whitman. Poesia. Música.

Resumen

O presente trabalho destaca a presença marcante da música na obra lírica completa de Walt Whitman. A música, no seu caráter dinamogênico, surge como uma alternativa prática de estudo e de análise de obras literárias, fundada na relação interartística. Este trabalho se apóia na abordagem quantiqualitativa, através do programa computacional Stablex, adequado ao tratamento e processamento automático para a análise lexical e textual, possibilitando determinar de forma objetiva e científica a importância e o peso dos itens selecionados para a pesquisa. Trata-se de pesquisa do tipo bibliográfica, tendo como objeto de estudo a obra publicada de Walt Whitman, intitulada Leaves of Grass. Conclui-se constatando a estreita relação do poeta com a música, principalmente com aquela produzida pela voz humana – a música cantada – reforçando a proximidade de Whitman com o povo, com a democracia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marly Gondim Cavalcanti Souza, UESPI

Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Literatura Comparada pela Université D’Artois (França). Professora do Curso de Letras Inglês e do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Linhas de Pesquisa: Literatura e Música; Literatura de língua inglesa; Teoria da Literatura.

Publicado

2012-03-01

Cómo citar

Souza, M. G. C. (2012). ‘LEAVES OF GRASS’ E O CÓDIGO SONORO-MUSICAL. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 4(3), 360–379. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2010v4n3p360-379

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.