O PERSONAGEM-ESCRITOR E A FICÇÃO COMO CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p197-217Palabras clave:
personagem-escritor, metaficção, Sérgio Sant’Anna, literatura brasileira contemporânea.Resumen
De acordo com Patricia Waugh (1984, p. 6), “o menor denominador comum da metaficção é simultaneamente criar uma ficção e fazer uma declaração sobre a criação daquela ficção”. São esses dois processos que ocupam, juntos, uma tensão formal que tenta eliminar a distinção entre criação e crítica. Podemos dizer que a metaficção tem um traço constante e específico: a existência, no corpo do texto, de um comentário crítico, reflexivo e consciente do narrador ou de um personagem-escritor sobre os procedimentos de composição do próprio romance. Partindo de estudos teóricos sobre a metaficção (HUTCHEON, 1985; OMMUNDSEN, 1993; WAUGH, 1984), propomos a análise do romance Um crime delicado, de Sérgio Sant’Anna, publicado em 1997.
Personagem-escritor; metaficção; Sérgio Sant’Anna; literatura brasileira contemporânea.
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