O PERSONAGEM-ESCRITOR E A FICÇÃO COMO CRÍTICA

Autores

  • Flavio Pereira Camargo Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Letras/Professor Adjunto de Literatura Brasileira, com atuação na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p197-217

Palavras-chave:

personagem-escritor, metaficção, Sérgio Sant’Anna, literatura brasileira contemporânea.

Resumo

De acordo com Patricia Waugh (1984, p. 6), “o menor denominador comum da metaficção é simultaneamente criar uma ficção e fazer uma declaração sobre a criação daquela ficção”. São esses dois processos que ocupam, juntos, uma tensão formal que tenta eliminar a distinção entre criação e crítica. Podemos dizer que a metaficção tem um traço constante e específico: a existência, no corpo do texto, de um comentário crítico, reflexivo e consciente do narrador ou de um personagem-escritor sobre os procedimentos de composição do próprio romance. Partindo de estudos teóricos sobre a metaficção (HUTCHEON, 1985; OMMUNDSEN, 1993; WAUGH, 1984), propomos a análise do romance Um crime delicado, de Sérgio Sant’Anna, publicado em 1997.

Personagem-escritor; metaficção; Sérgio Sant’Anna; literatura brasileira contemporânea.

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Biografia do Autor

Flavio Pereira Camargo, Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Letras/Professor Adjunto de Literatura Brasileira, com atuação na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística

Professor Adjunto de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, com atuação na Graduação e na Pós-Graduação em Letras e Linguística.

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Publicado

17-06-2017

Como Citar

Camargo, F. P. (2017). O PERSONAGEM-ESCRITOR E A FICÇÃO COMO CRÍTICA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 11(1), 197–217. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p197-217

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