GAÚCHOS VERSUS NÃO GAÚCHOS: O USO DE LÍNGUA ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E OPOSIÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA

Autores

  • Laura Knijnik Baumvol Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Doutoranda Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)/Professora

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p390-407

Palavras-chave:

Análise da Conversa para Aquisição de Segunda Língua, sala de aula, identidades sociais, prática docente.

Resumo

O presente artigo examina a construção conjunta, local e contingente da oposição de identidades sociais pelos participantes em uma sala de aula de inglês como língua adicional, através da análise de sua fala-em-interação durante uma atividade pedagógica. A perspectiva teórico-metodológica adotada baseia-se na Análise da Conversa para Aquisição de Segunda Língua (FIRTH; WAGNER, 2007; LODER; JUNG, 2008) e nos estudos das identidades e linguagem no contexto social (MOITA LOPES, 2002; HALL, 2001). O estudo permitiu averiguar que, ao longo da interação, os participantes exibem, uns para os outros, relações identitárias opostas e conflituosas, ao se darem conta de quem são e de quem não são, atuando como agentes da construção de uma polarização entre as categorias identitárias de “gaúchos” versus “não gaúchos”. Tais ações foram desencadeadas por uma discordância em relação à uma posição assumida por um dos participantes, sendo, portanto, o "outro" crucial para a construção, momento-a-momento, dessas identidades sociais opostas, que não são fixas e nem podem ser pré-determinadas pelo pesquisador ou por apenas um dos envolvidos. Ao demostrar que o confronto instaurado abriu espaço para que os participantes, através do uso da linguagem, mobilizassem diferentes recursos linguísticos e extralinguísticos na língua adicional para construírem suas identidades, o estudo fornece uma contribuição para as pesquisas relacionadas a questões identitárias em sala de aula e na prática docente, trazendo elementos para que os educadores atuem de modo inclusivo e reflexivo, promovendo uma aprendizagem mais significativa e efetiva em sala de aula.

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Biografia do Autor

Laura Knijnik Baumvol, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Doutoranda Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)/Professora

Mestre e doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Doutoranda
Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)/Professora

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Publicado

17-06-2017

Como Citar

Baumvol, L. K. (2017). GAÚCHOS VERSUS NÃO GAÚCHOS: O USO DE LÍNGUA ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E OPOSIÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 11(1), 390–407. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p390-407

Edição

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