RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p303-323Palavras-chave:
rodas e leitura, sentidos, formação docenteResumo
Este estudo contempla relato e reflexão acerca de experiência de Rodas de Leitura implementada por bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) junto à Escola Estadual de 1. Grau Manoel Ribas (Curitiba- PR), no ano de 2014), por alunos da Universidade. As Rodas consistem em programa de incentivo à leitura, criado em Curitiba, pelo Programa Curitiba Lê, o qual engloba outras ações, todas com a finalidade maior de formação de leitores. Essa prática tem como um de seus principais vetores o acolhimento das diferentes leituras de participantes da comunidade em geral, não necessariamente com história de leitura consolidada. O deslocamento, para o contexto escolar, produziu o diferencial da continuidade, na medida em que esteve dirigida a um mesmo público, variável esta que possibilitou aos bolsistas mensurarem o processo da formação de leitores no intervalo de um ano e, sobretudo, refletir acerca do modo como os sentidos foram se estabelecendo. Como sustentação da prática metodológica, lançou-se mão de referenciais teóricos assinados por Eliana Yunnes, precursora das Rodas de Leitura, e de Eni Orlandi, teórica que trouxe a Análise do Discurso de orientação francesa para o Brasil, teoria esta que discute, centralmente, aspectos relacionados à interpretaçãoDownloads
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