LEITURA, LEITURA DE IMAGENS, LEITURA DE MUNDO: DIÃLOGOS DO ENSINO DE ARTES VISUAIS COM O PENSAMENTO BAKHTINIANO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n3p245-260Palavras-chave:
Linguagem, ArtesResumo
O interesse deste artigo está em discutir sobre a ampliação do conceito de leitura para entendê-la como prática da linguagem, em suas possibilidades de derivação. O ato de ler, realizado a partir do signo da palavra foi deslocado a outro universo para ser interpretado no interior da linguagem visual. Essas reflexões se desenvolveram sob o aporte teórico de Mikhail Bakhtin, com o auxílio do pensamento de Paulo Freire sobre leitura de mundo, junto à via teórica dos Estudos culturais, do campo da Literatura; dos Estudos Culturais da Comunicação na América Latina, no campo da Comunicação e por conceitos advindos da linha dos Estudos da Cultura Visual, para suscitar revisões sobre processos de leitura de imagem destinados ao ensino formal da Arte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.