O espanhol no programa idioma sem fronteiras na Universidade Federal do Maranhão: uma análise de experiência do ensino do espanhol para a internacionalização acadêmica

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DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p57-73

Palavras-chave:

Idioma Sem Fronteiras, Internacionalização, Espanhol com fins acadêmicos, Experiência docente.

Resumo

Este artigo tem a finalidade de analisar a experiência recente da implementação da língua espanhola no Programa Idioma Sem Fronteiras na Universidade Federal do Maranhão para atender às necessidades de mobilidade acadêmica dos alunos da graduação, técnicos-administrativos e professores de outras áreas de conhecimento. O curso tem o objetivo de desenvolver as habilidades linguísticas fundamentais para a comunicação em eventos acadêmicos internacionais e a preparação para exames de certificação internacional de aprendizagem do espanhol como o DELE e o SIELE, além de favorecer o contato da comunidade acadêmica com a cultura e a produção científica dos países de língua espanhola. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, um estudo de caso situacional, por meio da análise da perspectiva dos sujeitos participantes do curso Bem-Vindo ao Espanhol: língua Internacional, da proposta didática utilizada pelo Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Maranhão e do material produzido pelo Núcleo para o desenvolvimento das habilidades linguísticas de nível A1. Para a realização da análise de experiência docente, este trabalho ampara-se nos novos estudos de letramentos para a aprendizagem de línguas, segundo Street (2004) e Heath (2004),  as práticas de letramento são atividades generalizadoras e abstratas no que se referem aos comportamentos relacionados com o uso da leitura e da escrita em contextos específicos de comunicação e na orientação da avaliação das habilidades linguísticas do MCER (2002). Essa experiência permitiu que, no decorrer do processo, houvesse uma percepção de aprendizagem do idioma voltada para a diversidade linguística do espanhol e para as necessidades de integração acadêmica dos estudantes universitários a nível internacional.

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Biografia do Autor

Thiago Augusto dos Santos de Jesus, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís – MA

Doutor em Educação. Professor de língua espanhola.

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Publicado

07-04-2019

Edição

Seção

Artigos