O espanhol no programa idioma sem fronteiras na Universidade Federal do Maranhão: uma análise de experiência do ensino do espanhol para a internacionalização acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p57-73Keywords:
Idioma Sem Fronteiras, Internacionalização, Espanhol com fins acadêmicos, Experiência docente.Abstract
Este artigo tem a finalidade de analisar a experiência recente da implementação da língua espanhola no Programa Idioma Sem Fronteiras na Universidade Federal do Maranhão para atender às necessidades de mobilidade acadêmica dos alunos da graduação, técnicos-administrativos e professores de outras áreas de conhecimento. O curso tem o objetivo de desenvolver as habilidades linguísticas fundamentais para a comunicação em eventos acadêmicos internacionais e a preparação para exames de certificação internacional de aprendizagem do espanhol como o DELE e o SIELE, além de favorecer o contato da comunidade acadêmica com a cultura e a produção científica dos países de língua espanhola. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, um estudo de caso situacional, por meio da análise da perspectiva dos sujeitos participantes do curso Bem-Vindo ao Espanhol: língua Internacional, da proposta didática utilizada pelo Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Maranhão e do material produzido pelo Núcleo para o desenvolvimento das habilidades linguísticas de nível A1. Para a realização da análise de experiência docente, este trabalho ampara-se nos novos estudos de letramentos para a aprendizagem de línguas, segundo Street (2004) e Heath (2004), as práticas de letramento são atividades generalizadoras e abstratas no que se referem aos comportamentos relacionados com o uso da leitura e da escrita em contextos específicos de comunicação e na orientação da avaliação das habilidades linguísticas do MCER (2002). Essa experiência permitiu que, no decorrer do processo, houvesse uma percepção de aprendizagem do idioma voltada para a diversidade linguística do espanhol e para as necessidades de integração acadêmica dos estudantes universitários a nível internacional.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.