A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE DE MATRIZES CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n2p153-167Palavras-chave:
Teacher’s Training. Curriculum, Critical And Reflective Training.Resumo
O presente trabalho busca analisar uma matriz curricular do curso de Letras com habilitaçãoem Língua Estrangeira, de uma universidade pública do estado de Minas Gerais, observando em quais aspectos as disciplinas oferecidas proporcionam uma base formadora de cunho crítico-reflexivo. Metodologicamente, fizemos um levantamento das disciplinas que contemplam a formação em LE, juntamente com suas respectivas ementas, analisando-as, com vistas à literatura da área de formação docente de base crítico-reflexiva, dentro do quadro teórico da Linguística Aplicada. Como referencial, buscamos estudos que pontuam necessidade da formação de docentes capazes de se debruçarem sobre sua prática, entendendo a linguagem como instrumento mediador e propulsor das interações sociais na sala de aula. Os resultados apontam para a necessidade de as universidades, como um dos espaços de formação, repensarem seus currículos de línguas, privilegiando a formação de um profissional crítico e reflexivo instrumentalizado para agir sobre sua prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.