A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE DE MATRIZES CURRICULARES

Autores/as

  • Geraldo Generoso Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n2p153-167

Palabras clave:

Teacher’s Training. Curriculum, Critical And Reflective Training.

Resumen

O presente trabalho busca analisar uma matriz curricular do curso de Letras com habilitaçãoem Língua Estrangeira, de uma universidade pública do estado de Minas Gerais, observando em quais aspectos as disciplinas oferecidas proporcionam uma base formadora de cunho crítico-reflexivo. Metodologicamente, fizemos um levantamento das disciplinas que contemplam a formação em LE, juntamente com suas respectivas ementas, analisando-as, com vistas à literatura da área de formação docente de base crítico-reflexiva, dentro do quadro teórico da Linguística Aplicada. Como referencial, buscamos estudos que pontuam necessidade da formação de docentes capazes de se debruçarem sobre sua prática, entendendo a linguagem como instrumento mediador e propulsor das interações sociais na sala de aula. Os resultados apontam para a necessidade de as universidades, como um dos espaços de formação, repensarem seus currículos de línguas, privilegiando a formação de um profissional crítico e reflexivo instrumentalizado para agir sobre sua prática. 

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Biografía del autor/a

Geraldo Generoso Ferreira

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté

Publicado

2013-12-20

Cómo citar

Ferreira, G. G. (2013). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE DE MATRIZES CURRICULARES. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 7(2), 153–167. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n2p153-167

Número

Sección

Artigos