DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE DENSIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL / DEVELOPMENT OF THE CONCEPT OF DENSITY IN ELEMENTARY EDUCATION

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p102-115

Palabras clave:

Ensino Fundamental. Sequência Didática. Densidade. Experimentação. Pedagogia Histórico Crítica

Resumen

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o desenvolvimento do conceito de densidade. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual do Ensino Fundamental (EF) em Joinville, envolvendo a participação de 75 alunos de três turmas do 9° ano. A pesquisa teve como objetivo principal, planejar e realizar uma Sequência Didática (SD) sobre o conceito de densidade. Os objetivos específicos foram analisar a apropriação do conceito de densidade pelos estudantes, levá-los a serem protagonistas, investigadores e capacitar a descoberta de significados e relações a partir das atividades propostas na SD. Como base foi utilizada a Pedagogia Histórico Crítica (PHC). Foi possível perceber a apropriação do conhecimento dos alunos através da análise de suas respostas e da participação individual no projeto, demonstrando a importância de trabalhar com projetos em que os alunos sejam sujeitos ativos de sua aprendizagem. Deve-se destacar a dificuldade com cálculos matemáticos sinalizada durante a execução das atividades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria da Graça Moraes Braga Martin, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Departamento de Química e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências,Matemática e Tecnologias. Possui graduação em Curso de Química pela Universidade Federal do Paraná (1996), Especialização em Química Inorgânica pela UNICAMP(2002) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química-UFPR (2011), área de concentração: Química Inorgânica. 

Assis Vieira Borges

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018).

Publicado

2020-04-05

Cómo citar

Martin, M. da G. M. B., & Borges, A. V. (2020). DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE DENSIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL / DEVELOPMENT OF THE CONCEPT OF DENSITY IN ELEMENTARY EDUCATION. Revista Dynamis, 26(1), 102–115. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p102-115