DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE DENSIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL / DEVELOPMENT OF THE CONCEPT OF DENSITY IN ELEMENTARY EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p102-115Keywords:
Ensino Fundamental. Sequência Didática. Densidade. Experimentação. Pedagogia Histórico CríticaAbstract
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o desenvolvimento do conceito de densidade. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual do Ensino Fundamental (EF) em Joinville, envolvendo a participação de 75 alunos de três turmas do 9° ano. A pesquisa teve como objetivo principal, planejar e realizar uma Sequência Didática (SD) sobre o conceito de densidade. Os objetivos específicos foram analisar a apropriação do conceito de densidade pelos estudantes, levá-los a serem protagonistas, investigadores e capacitar a descoberta de significados e relações a partir das atividades propostas na SD. Como base foi utilizada a Pedagogia Histórico Crítica (PHC). Foi possível perceber a apropriação do conhecimento dos alunos através da análise de suas respostas e da participação individual no projeto, demonstrando a importância de trabalhar com projetos em que os alunos sejam sujeitos ativos de sua aprendizagem. Deve-se destacar a dificuldade com cálculos matemáticos sinalizada durante a execução das atividades.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-04-05
How to Cite
Martin, M. da G. M. B., & Borges, A. V. (2020). DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE DENSIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL / DEVELOPMENT OF THE CONCEPT OF DENSITY IN ELEMENTARY EDUCATION. Revista Dynamis, 26(1), 102–115. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p102-115
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.