UMA VISÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Isabela Vieira Barbosa FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Marcia Regina Selpa Heinzle FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Jessica Reinert dos Santos FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n2p351-367

Palavras-chave:

Ensino superior. Identidade. Professor. Relações dialógicas.

Resumo

As identidades docentes são campo de grandes pesquisas nos estudos atuais sobre educação. Nesse sentido, o presente artigo busca analisar como os constructos identitários acerca do papel de ser professor de ensino superior ocorrem, através da perspectiva dos docentes que atuam nesse campo profissional. Para atingir o objetivo proposto por este artigo, a geração de dados se deu através da seleção e entrevista de professores universitários que cursam o primeiro ano do curso de Mestrado em Educação em uma universidade particular situada no sul do Brasil através da utilização de técnicas de complemento para a geração dos dados. Após a geração dos dados, realizamos as análises da materialidade linguística tendo como base teórica principal os estudos de Vygotsky (2001), levando em consideração a constituição das identidades que emergem dos relatos dos professores. A análise também se deu através dos estudos identitários (HALL, 2014; WOODWARD, 2014) e sobre a identidade e o fazer docente (GATTI, 1996). Nossos dados apontam que a identidade do professor ocorre nas construções diárias que enfrenta na profissão docente, além de trazer consigo suas experiências prévias vividas na esfera familiar, ou até mesmo escolar, nos tempos em que era aluno. É possível observar através das entrevistas, as marcas deixadas pelo ensino ao longo de todos os anos acadêmicos, das influências prévias, das vivências familiares e extracurriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Vieira Barbosa, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES, da linha de pesquisa Formação de professores, políticas e práticas educativas. Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, na linha de pesquisa Linguagem em Educação. Possui Pós-Graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes e especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, e em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Atualmente é Graduanda em Letras - Inglês pela Universidade Estácio de Sá.

 

Marcia Regina Selpa Heinzle, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutorado em Educação- UNICAMP (2012). Mestrado em Educação- FURB;(2002) - Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - ENSP FIOCRUZ Núcleo São Paulo (2006); Especialização em Dificuldades de Aprendizagem -UNIPLAC (1992); - Graduação em Pedagogia-UNIPLAC(1988)- Foi Assessora Pedagógica da Pro-reitoria de Ensino (2004 a 2013). Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (2015 a 2018). Atualmente exerce as seguintes atividades : Vice Diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras; Professora e Pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação. Integra a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GIEPES/UNICAMP. Rede Iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior Ênfase nos seguintes temas: Pesquisa em Educação, Educação Superior, Docência Universitária, Licenciaturas, Políticas Curriculares, Internacionalização do Currículo. 

Jessica Reinert dos Santos, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Mestre pelo curso de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Graduada em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela FURB. Durante sua caminhada na graduação, participou das seguintes atividades institucionais: bolsista de extensão do Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL), bolsista de iniciação científica através do PIBIC/FURB, sendo a pesquisa intitulada "O lugar institucionalizado da leitura e da escrita nos PPCs dos cursos de engenharia da FURB" e bolsista ID do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Downloads

Publicado

31-08-2019

Como Citar

Vieira Barbosa, I., Regina Selpa Heinzle, M., & Reinert dos Santos, J. (2019). UMA VISÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 13(2), 351–367. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n2p351-367

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.