O TEATRO BARROCO DE O ALEIJADINHO

Autores

  • Latuf Isaias Mucci Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2007v1n1p34-42

Palavras-chave:

Barroco, O Aleijadinho, História, Arquitetura, Teatro.

Resumo

Este ensaio visa a apresentar uma breve leitura do átrio do Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, onde O Aleijadinho montou um teatro em pedra-sabão, um arquitexto - arquitetura e texto – espetacular. Parte-se do ensaio de Mário de Andrade, “O Aleijadinho”, de 1928, em que o autor sustenta que o escultor de Ouro Preto inventou a forma da arte brasileira, vazada na alquimia do sangue indígena,com a seiva africana e com a verve do português. O conhecimento e o reconhecimento do barroco brasileiro e, em especial, do barroco mineiro, de que O Aleijadinho constitui a máxima expressão, deflagrou-se, no Brasil, a partir dos modernistas paulistas que, em sua viagem de 1924 pelas cidades históricas mineiras, garimpavam as raízes mais arcaicas da identidade nacional. Palavras-chave: Barroco; O Aleijadinho; História; Arquitetura; Teatro.

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Como Citar

Mucci, L. I. (2007). O TEATRO BARROCO DE O ALEIJADINHO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 1(1), 34–42. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2007v1n1p34-42

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