PASSADO, PRESENTE E FUTURO DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL: MÉTODOS E POLÍTICAS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n3p415-435

Mots-clés :

Ensino de línguas. Política linguística. Neoliberalismo.

Résumé

Este trabalho revisita a história do ensino de línguas no Brasil sob um olhar questionador. O objetivo é fornecer subsídios para um posicionamento histórico-crítico dos professores de línguas no Brasil. A introdução contribui para situar a época em que essas reflexões estão sendo realizadas, entre novos movimentos de globalização facilitados pelas novas tecnologias, de um lado, e o desmonte da educação pública brasileira, de outro lado. A seguir, delineamos um panorama histórico do ensino de línguas no país, situando três aspectos em paralelo: as línguas ensinadas nas escolas desde o início da colonização, as políticas linguísticas concernentes a esse ensino e os métodos de ensino de línguas vigentes em cada época. Então, observamos algumas relações entre esses aspectos e as condições atuais de ensino de línguas nas escolas brasileiras. Na conclusão, defendemos uma mudança de perspectiva acerca do ensino de línguas hegemônicas na escola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marina Grilli, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP

Mestra em Letras e Doutoranda em Educação pela USP.

Téléchargements

Publié-e

2018-12-19

Comment citer

Grilli, M. (2018). PASSADO, PRESENTE E FUTURO DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL: MÉTODOS E POLÍTICAS. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 12(3), 415–435. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n3p415-435

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.