TRAGO-TE FLORES: MORTE, IMAGENS E LINGUAGENS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n2p327-346

Mots-clés :

Iconografia funerária. Cemitérios. Simbologia. Flores. Linguagens.

Résumé

As flores, com suas diferentes formas, cores e dimensões, têm lugar de destaque nas representações imaginárias tecidas pelo ser humano ao longo das eras. Inumações em sítios arqueológicos atestam sua presença ao lado de antigas sepulturas, sendo esse costume comum desde a pré-história até a atualidade. Este artigo apresenta um aprofundamento sobre este ícone específico na arte sepulcral e as diversas simbologias que ele carrega. A partir da pesquisa de campo em necrópoles brasileiras e portuguesas, complementadas por pesquisas bibliográficas sobre iconografia funerária, foi possível uma contextualização histórica e a elaboração de uma tabela das principais flores com simbologias ligadas à morte, com a exemplificação feita por meio de um túmulo do Cemitério da Soledade, em Belém do Pará. O artigo demonstra a importância de estudos semióticos para o entendimento de linguagens não verbais, como uma forma de comunicação, presentes notadamente em cemitérios históricos, como forma de valorização e preservação de seu patrimônio e de sua memória.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Paula Andréa Caluff Rodrigues, Universidade da Amazônia - UNAMA

Paula Andréa Caluff Rodrigues é Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura, pela Universidade da Amazônia - UNAMA; Mestre em Patrimônio Cultural pelo Intituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN; especialista em História e Memória da Arte, e em Patrimônio Cultural - Forum Landi, UNiversidade Federal do Pará - UFPa; Arquiteta, Urbanista e Professora do Curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem da Universidade da Amazônia - UNAMA. 

Paulo J. Martins Nunes, Universidade da Amazônia - UNAMA

Paulo Jorge Martins Nunes é Professor Doutor em Letras - Literaturas em Língua Portuguesa - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG; Mestre em Letras: Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará - UFPa;  Professor Titular da Universidade da Amazônia, onde atua na graduação em Letras, Mestrado e Doutorado,  Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Téléchargements

Publié-e

2020-05-06

Comment citer

Rodrigues, P. A. C., & Nunes, P. J. M. (2020). TRAGO-TE FLORES: MORTE, IMAGENS E LINGUAGENS. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 12(2), 327–346. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n2p327-346

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.