A GUERRA COMO IMAGEM E DISCURSO: Uma abordagem sobre a significação da imagem fotográfica de guerra na construção de um discurso
DOI :
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n2p347-360Mots-clés :
Significação. Imagem. Guerra. Fotografia. Discurso.Résumé
Neste ensaio propomos mostrar de que maneira a imagem – ou o que a princípio entendemos como aquilo que subjaz oculto sob a superfície achatada do papel fotográfico – efetivamente se faz Existência e, portanto, torna-se experimentável através da significação; e de que maneira esta, a posteriori, termina por construir o discurso que possibilita a experiência (ainda que) dissociada da guerra. O que mostra uma imagem? Não nos parece possível responder essa pergunta fora do plano da significação. Dessa forma, neste ensaio tratamos de abordar a fotografia – a imagem do objeto da realidade – desde um de seus aspectos porventura mais essenciais: o fato de que se trata de uma construção discursiva. Com esse objetivo, procuramos dissecar a imagem (a qual entendemos ser insuficiente em si) da guerra abordando seus principais elementos constitutivos e buscando com isso compreender de que forma os limites impostos ao entendimento da constituição mesma da imagem são também, em muitos casos, os limites de como se pode experimentar a guerra. A significação, afinal, constituirá a própria imagem-discurso do que antes nos é invisível (incompreensível). O que se espera neste ensaio é justamente demonstrar como a imagem deixa de ser uma mensagem invisível quando se torna um para alguém (dotada de significado). Dissociada da experiência em si, a guerra é como se pode percebê-la. Assim, para os espectadores aparece a guerra: como realidade discursiva (representação imagética) em relação dialética entre autor e receptor da imagem de guerra. Em todos casos, mais que nada nos interessa aqui a capacidade que a imagem tem de provocar uma espécie de transfiguração de algo interno ao sujeito que a mira, a percebe – o sujeito receptor de imagens capaz de estabelecer (nele próprio) um elo entre a imagem de um evento e a maneira dissociada de se experimentar o mesmo.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.