A GUERRA COMO IMAGEM E DISCURSO: Uma abordagem sobre a significação da imagem fotográfica de guerra na construção de um discurso
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n2p347-360Palavras-chave:
Significação. Imagem. Guerra. Fotografia. Discurso.Resumo
Neste ensaio propomos mostrar de que maneira a imagem – ou o que a princípio entendemos como aquilo que subjaz oculto sob a superfície achatada do papel fotográfico – efetivamente se faz Existência e, portanto, torna-se experimentável através da significação; e de que maneira esta, a posteriori, termina por construir o discurso que possibilita a experiência (ainda que) dissociada da guerra. O que mostra uma imagem? Não nos parece possível responder essa pergunta fora do plano da significação. Dessa forma, neste ensaio tratamos de abordar a fotografia – a imagem do objeto da realidade – desde um de seus aspectos porventura mais essenciais: o fato de que se trata de uma construção discursiva. Com esse objetivo, procuramos dissecar a imagem (a qual entendemos ser insuficiente em si) da guerra abordando seus principais elementos constitutivos e buscando com isso compreender de que forma os limites impostos ao entendimento da constituição mesma da imagem são também, em muitos casos, os limites de como se pode experimentar a guerra. A significação, afinal, constituirá a própria imagem-discurso do que antes nos é invisível (incompreensível). O que se espera neste ensaio é justamente demonstrar como a imagem deixa de ser uma mensagem invisível quando se torna um para alguém (dotada de significado). Dissociada da experiência em si, a guerra é como se pode percebê-la. Assim, para os espectadores aparece a guerra: como realidade discursiva (representação imagética) em relação dialética entre autor e receptor da imagem de guerra. Em todos casos, mais que nada nos interessa aqui a capacidade que a imagem tem de provocar uma espécie de transfiguração de algo interno ao sujeito que a mira, a percebe – o sujeito receptor de imagens capaz de estabelecer (nele próprio) um elo entre a imagem de um evento e a maneira dissociada de se experimentar o mesmo.
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