BEBER AS ESTRELAS NUM DOS CORNOS DO DIABO:

UMA ANÁLISE DIABÓLICA E LITERÁRIA DA FIGURA DE SATÃ EM PESSOA

Autores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo discutir a representação da figura do Diabo na arte, a partir dos estudos da teopoética, com perspectiva judaico-cristã. Para isso, traçamos o percurso percorrido por esse ser, tido como perverso, observando como sua imagem foi apresentada nos testamentos e como seu nome foi se modificando, assim como as descrições físicas de sua fisionomia no decorrer do tempo. Em seguida, comparou-se às representações do demônio no âmbito artístico e literário, dividindo-o em duas possibilidades por nós propostas: os diabos grotescos e os diabos poéticos. Por fim, analisamos o conto A hora do Diabo, de Fernando Pessoa (1988), levando em consideração aspectos linguísticos, simbólicos, temáticos e estruturais, para que, por meio da linguagem, fosse possível estabelecer as significações de sua representação ao longo da história e das artes. Assim, buscou-se como principal aporte teórico, os estudos de Carlos Roberto Nogueira (1986), Giovanni Papini (1953), Ana Maria Binet (2007), Karl Lehmann (1992) entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiele Kaminski Corso Ozelame, UNIOESTE

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada do Curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Foz do Iguaçu.

João Pedro Cemin Marcon, Unioeste

Graduando do Curso de Letras-Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Campus Foz do Iguaçu/PR.

Downloads

Publicado

09-09-2025

Como Citar

Kaminski Corso Ozelame, J., & Cemin Marcon, J. P. (2025). BEBER AS ESTRELAS NUM DOS CORNOS DO DIABO: : UMA ANÁLISE DIABÓLICA E LITERÁRIA DA FIGURA DE SATÃ EM PESSOA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 19(1), 128–150. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11730