A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÁTICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n1p052-073

Palabras clave:

Teoria gerativa. Sintaxe do sujeito. Ensino de Gramática. Livro didático.

Resumen

O objetivo deste trabalho é investigar a sintaxe do sujeito e o preenchimento da posição pré-verbal em alguns livros didáticos. Para tanto, analisamos três livros didáticos do tipo ‘manual do professor’. A nossa hipótese é a de que o material distribuído aos alunos e professores no ensino básico, tido como input da modalidade escrita da língua, prende-se ao que é canônico no que toca à posição de sujeito, ignorando as inovações na gramática do português brasileiro (PB). Partindo das contribuições da Teoria Gerativa sobre a sintaxe do sujeito, investigamos como o material usado no ensino básico apresenta o preenchimento dessa posição aos estudantes. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o Parâmetro do Sujeito Nulo e sobre como a marcação paramétrica ocorre no PB, levando em conta os seguintes aspectos: as contribuições acerca da aquisição e aprendizagem de línguas, os conhecimentos implícito e explícito dos alunos e o input escrito da língua.

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Biografía del autor/a

Gabriele Damin de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Letras Português UFSC e Bolsista PIBIC/CNPq

Sandra Quarezemin, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Linguística

Departamento de Língua e Literatura Vernáculas

Pesquisadora PQ-CNPq

Publicado

2021-11-08

Cómo citar

Souza, G. D. de, & Quarezemin, S. (2021). A SINTAXE DO SUJEITO E O LIVRO DIDÁTICO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 15(1), 052–073. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n1p052-073

Número

Sección

Ensino de gramática(s) na educação básica

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