REPRESENTAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NA PROPAGANDA BRASILEIRA DE 2007 A 2017

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p074-092

Palabras clave:

Marketing. Comunicação. Animais de estimação. Propaganda. Análise de Conteúdo.

Resumen

O presente artigo utiliza uma análise de conteúdo para descrever como é representada a relação entre animais de estimação e seus donos na mídia brasileira. Para tanto, foram analisados 10 anos de propagandas encontradas nos acervos das agências Cão Modelo e Pet Model Brasil, totalizando 97 anúncios. Os resultados apontam que, além de fonte de conforto emocional e facilitador social, os animais de estimação têm sido representados cada vez mais como parte da família, sendo então utilizados nas propagandas com a intenção de criar ligações positivas e aproximar a marca do público alvo.

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Biografía del autor/a

Claudia Rosa Acevedo, EACH-USP

Graduada em Economia pela USP e doutorada em Administração de Empresas pela FGV - SP. Atualmente é professora no curso de Marketing da EACH-USP e do Programa de Pós-graduação em Administração na PPGA/FMU.

Fernanda Castilho, EACH-USP

Bacharela em Marketing pela EACH-USP.

Bruno Alves Catão, EACH-USP

Bacharel em Marketing pela EACH-USP.

Publicado

2020-04-23

Cómo citar

Rosa Acevedo, C., Castilho, F., & Alves Catão, B. (2020). REPRESENTAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NA PROPAGANDA BRASILEIRA DE 2007 A 2017. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 14(1), 074–092. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p074-092

Número

Sección

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