FALANDO SOBRE A ARTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC – UM PONTO DE VISTA DA EDUCAÇÃO MUSICAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n3p476-490Palabras clave:
BNCC. Ensino da Arte. Educação Musical.Resumen
Este artigo traz uma discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular - BNCC a partir de reflexões decorrentes de uma mesa redonda ocorrida no 4º Encontro Regional Sul do Polo FURB da Rede Arte na Escola, na cidade de Blumenau em 2016. Propõem-se aqui análises da segunda versão preliminar da BNCC com destaque para o componente curricular Arte nos diversos níveis da Educação Básica, dando ênfase especial às particularidades do ensino da Música. São destacados pontos positivos que avançam na consolidação e fortalecimento da Arte na Educação brasileira, mas também são apontadas fragilidades na construção de um texto que tem a incumbência de assumir uma orientação curricular em todo o território nacional. Finalmente, são propostas provocações sobre a música e seu ensino. Para a construção das argumentações, são referenciados autores do campo da Educação, do Ensino da Arte e mais particularmente da Educação Musical. Espera-se que este texto possa contribuir para discussões sobre a produção de documentos orientadores para o ensino da Arte de abrangência nacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.