O REPERTÓRIO MUSICAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Melita Bona FURB
  • Rozenei Maria Wilvert Cabral Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Professora do Departamento de Artes da Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n3p522-533

Palavras-chave:

Repertório musical, Educação infantil, Formação continuada.

Resumo

O artigo discute os resultados iniciais de uma investigação realizada por um grupo de professoras da educação infantil do município de Gaspar / Santa Catarina. As professoras, formadas em Pedagogia são integrantes de um grupo de estudos do Projeto Formação Continuada do Programa Institucional Arte na Escola – Polo da Universidade Regional de Blumenau / FURB, que envolve Artes Visuais, Música e Teatro. A partir das práticas nas diferentes linguagens artísticas realizadas nos encontros, as professoras se motivaram a investigar o tipo de repertório musical e o modo como a música é utilizada nos espaços de educação infantil do referido município. A pesquisa foi realizada em 2014 e partiu do próprio grupo, que vinha enfrentando desafios para trabalhar com a música nos espaços educativos, tendo em vista a ausência da formação específica em música. Provocadas por questões como: a falta de conhecimento e desvalorização da música local, a reprodução da música de cultura de massa e a falta de conscientização de professores em relação à diversidade e à qualidade da música ofertada às crianças, as professoras decidiram diagnosticar e identificar a realidade da escuta musical e do uso da música na prática pedagógica. Os dados parciais apontam para a presença da música na rotina pedagógica das professoras como coadjuvante de muitas tarefas e afazeres, bem como, fragilidades na formação do professor, que desvelam a importância do processo de formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melita Bona, FURB

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professora do Departamento de Artes da Universidade Regional de Blumenau - FURB

Downloads

Publicado

16-11-2016

Como Citar

Bona, M., & Cabral, R. M. W. (2016). O REPERTÓRIO MUSICAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 10(3), 522–533. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n3p522-533

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.