EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: O TRABALHO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n2p058-075

Palavras-chave:

Literatura. Diversidade. Educação Infantil.

Resumo

É objetivo deste estudo analisar o trabalho com a literatura afro-brasileira no contexto escolar da Educação Infantil. Apresenta a referida literatura como suporte pedagógico na desconstrução de estereótipos e preconceitos para com as crianças negras na escola e no meio social no qual estão inseridas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino da cidade de Salvador/BA. O estudo, grosso modo, evidenciou que é de suma importância que as instituições de educação infantil proporcionem ações educativas que contemplem a diversidade e as diferenças, neste sentido a literatura afro-brasileira se constitui em um dos recursos pedagógicos para esse fim. Evidenciou que quando inserida no cotidiano escolar auxilia no direcionamento das crianças na valorização, respeito e contemplação das diversidades e das diferenças.

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Biografia do Autor

Bernadete Rodrigues de Oliveira, Fundação Visconde de Cairu - FVC

Graduada em Pedagogia pela Fundação Visconde de Cairu.

Paula Grasiela dos Santos de Oliveira, Fundação Visconde de Cairu - FVC

Graduada em Pedagogia pela Fundação Visconde de Cairu - FVC.

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de pesquisa Política e Gestão da Educação, do grupo de pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade, do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital UFBA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social (Abrapps).

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Publicado

17-12-2021

Edição

Seção

Literatura afro-brasileira e comunicação: escritura, estética e convergências