PRODUTIVIDADE E CRIATIVIDADE LEXICAL NA ESCOLA BÃSICA: O QUE DIZ O MATERIAL DIDÃTICO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n1p032-051Palavras-chave:
Lexicalismo. Teoria Gerativa. Morfologia. Educação Básica. Pedagogia Crítica.Resumo
A escolha do modelo teórico de gramática adotado pode ser o diferencial em relação às concepções de ensino e, consequentemente, pode ser o diferencial em relação às questões de aprendizagem. Este trabalho revisita o modelo teórico gerativista para dele extrair a abordagem da chamada gramática subjacente, que, grosso modo, diz respeito à gramática internalizada dos falantes de uma dada língua. Para esse modelo teórico, os processos de formação de palavras envolvem muito mais que a mera “decoreba” de morfemas e de outros segmentos estruturais, uma vez que o usuário da língua passa a ser visto como um interventor, tanto em termos de produtividade quanto em questões de criatividade lexical. Para uma compreensão didática a respeito da produtividade/criatividade lexical, analisa-se o conteúdo de um livro didático (destinado a turmas de 1º ano de Ensino Médio) e chega-se à urgente discussão: pouco se investe na chamada motivação nos processos de formação de palavras na escola básica.
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