Internacionalização e Ensino de Línguas: o relato de um intercâmbio acadêmico-cultural internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p237-251

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Internacionalização, Intercâmbio educacional internacional, Formação educacional, Políticas educacionais.

Resumo

No Brasil, principalmente desde o início do século XXI, os governos passaram a promover programas e políticas públicas com a pretensão de fomentar um melhor desenvolvimento educacional, novas oportunidades para formação de professores e aprimoramento no ensino de línguas estrangeiras por meio de intercâmbios, pois percebeu-se que a internacionalização viabilizaria o desenvolvimento nacional. Trata-se de um relato de experiência durante o curso de graduação (Bacharelado em Letras com Habilitação de Tradutor), no âmbito do programa de mobilidade acadêmica internacional da UNESP. Esse intercâmbio possibilitou a aquisição de novos conhecimentos científico-culturais, por isso pretende-se discorrer, detalhadamente, sobre essa vivência em universidades europeias, bem como discutir sobre essa recente perspectiva de internacionalização relacionada ao ensino de línguas, exemplificada por alguns programas governamentais. Como contribuições, espera-se estimular a mobilidade internacional, não somente para graduandos e pós-graduandos, mas também para docentes, considerando sua importância para o aperfeiçoamento da formação acadêmica e a excelência do Ensino Superior brasileiro por meio do intercâmbio científico-cultural no exterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Henrique de Carvalho Bertonha, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), São José do Rio Preto – SP

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos.

Downloads

Publicado

07-04-2019

Edição

Seção

Artigos