UM OLHAR SEMÂNTICO SOBRE O CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Ednaldo Tartaglia Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP
  • Maria do S. D. Loura Jorrin UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p091-111

Keywords:

Língua portuguesa, Semântica, Livro didático, Educação.

Abstract

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo verificar como ou se os estudos semânticos estão sendo inseridos nos materiais didáticos do Ensino Médio propostos para as escolas públicas brasileiras. O nosso corpus de estudo foi o livro Português: volume único (MAIA, 2005) e as coleções Língua Portuguesa: Linguagem e Interação (FARACO et al., 2010) e Português Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2010), todos distribuídos pelo Ministério da Educação - MEC. Com a análise dos materiais, observamos que alguns autores têm resistência em utilizar e incluir em suas obras os estudos dos significados ou a palavra semântica, em contrapartida, encontramos autores que tiveram tal preocupação na organização dos materiais didáticos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ednaldo Tartaglia Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

É doutorando no Program de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. É Professor na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Campus Santana. Participa do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais - GELLSO - UNIR e do Grupo de Estudos Foucaultiano - GEF - UEM.

Maria do S. D. Loura Jorrin, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

Possui Doutorado em Educação Escolar - UNESP - Araraquara. É Professora na Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Participa do Grupo de Estudos Integrados sobre a Aquisição da Linguagem - GEAL e do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais – GELLSO – UNIR

Published

2016-04-26

Issue

Section

Artigos