A DESIGUALDADE DE GÊNEROS EM LA MAJORITÉ OPPRIMÉE: UM OLHAR BAKHTINIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n3p233-245

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin. Sujeito. Gênero (masculino e feminino).

Resumo

O presente trabalho se empreende na análise do sujeito feminino na contemporaneidade a partir de um recorte de cena do curta metragem La Majorité Opprimée, dirigido por Eleonore Pourriat e lançado em 2010 na rede social Youtube. É proposta uma análise da realidade social atual em diálogo com a crítica trazida no curta embasada pelos estudos bakhtinianos sobre a linguagem e os conceitos de sujeito, dialogia, enunciado e signo ideológico. Há como objetivo a discussão da formação do sujeito feminino em meio aos embates ideológicos abarcados nos estereótipos relacionados à figura feminina. A metodologia de análise do corpus é a dialética dialógica do Círculo de Bakhtin, partindo da análise do texto, seus níveis sincréticos, verbais e o diálogo destes com as ideologias em dialogia na esfera social.

Downloads

Biografia do Autor

Bárbara Melissa Santana, UNESP

Graduada em Letras pela UNESP FCL (Licenciatura Plena em Línguas Portuguesa e Alemã e respectivas literaturas) , atualmente é mestranda no programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP FCLAR sob a orientação de Luciane de Paula e desenvolve a pesquisa La Majorité Opprimée, com financiamento CAPES: uma análise bakhtiniana do machismo de cada dia. Desenvolveu com financiamento FAPESP- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, durante a graduação, o projeto de Iniciação Científica Ecologicamente Ideológico: A ideologia da sustentabilidade no discurso da Natura, também sob a orientação de Luciane de Paula.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

Melissa Santana, B. (2020). A DESIGUALDADE DE GÊNEROS EM LA MAJORITÉ OPPRIMÉE: UM OLHAR BAKHTINIANO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 14(3), 233–245. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n3p233-245

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.