A DESIGUALDADE DE GÊNEROS EM LA MAJORITÉ OPPRIMÉE: UM OLHAR BAKHTINIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n3p233-245

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin. Sujeito. Gênero (masculino e feminino).

Resumo

O presente trabalho se empreende na análise do sujeito feminino na contemporaneidade a partir de um recorte de cena do curta metragem La Majorité Opprimée, dirigido por Eleonore Pourriat e lançado em 2010 na rede social Youtube. É proposta uma análise da realidade social atual em diálogo com a crítica trazida no curta embasada pelos estudos bakhtinianos sobre a linguagem e os conceitos de sujeito, dialogia, enunciado e signo ideológico. Há como objetivo a discussão da formação do sujeito feminino em meio aos embates ideológicos abarcados nos estereótipos relacionados à figura feminina. A metodologia de análise do corpus é a dialética dialógica do Círculo de Bakhtin, partindo da análise do texto, seus níveis sincréticos, verbais e o diálogo destes com as ideologias em dialogia na esfera social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Melissa Santana, UNESP

Graduada em Letras pela UNESP FCL (Licenciatura Plena em Línguas Portuguesa e Alemã e respectivas literaturas) , atualmente é mestranda no programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP FCLAR sob a orientação de Luciane de Paula e desenvolve a pesquisa La Majorité Opprimée, com financiamento CAPES: uma análise bakhtiniana do machismo de cada dia. Desenvolveu com financiamento FAPESP- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, durante a graduação, o projeto de Iniciação Científica Ecologicamente Ideológico: A ideologia da sustentabilidade no discurso da Natura, também sob a orientação de Luciane de Paula.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

Melissa Santana, B. (2020). A DESIGUALDADE DE GÊNEROS EM LA MAJORITÉ OPPRIMÉE: UM OLHAR BAKHTINIANO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 14(3), 233–245. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n3p233-245

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.