UM OLHAR SEMÂNTICO SOBRE O CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p091-111Palavras-chave:
Língua portuguesa, Semântica, Livro didático, Educação.Resumo
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo verificar como ou se os estudos semânticos estão sendo inseridos nos materiais didáticos do Ensino Médio propostos para as escolas públicas brasileiras. O nosso corpus de estudo foi o livro Português: volume único (MAIA, 2005) e as coleções Língua Portuguesa: Linguagem e Interação (FARACO et al., 2010) e Português Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2010), todos distribuídos pelo Ministério da Educação - MEC. Com a análise dos materiais, observamos que alguns autores têm resistência em utilizar e incluir em suas obras os estudos dos significados ou a palavra semântica, em contrapartida, encontramos autores que tiveram tal preocupação na organização dos materiais didáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.