O GRITO SUSSURRADO NA CANÇÃO: UMA LEITURA DA LETRA POÉTICA DE QUEIXA, DE CAETANO VELOSO

Autores

  • Verônica de Fátima Gomes de Moura UFB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2011v5n1p046-063

Palavras-chave:

Letra de música. Poesia. Canção poética. Análise Literária.

Resumo

Em meio às discussões controversas acerca do relacionamento da canção popular com a poesia, a canção popular brasileira tem exposto músicos-poetas que se destacam pela qualidade estética nas letras por eles criadas, cujas letras conseguem atingir a tão reivindicada “sustentabilidade poética no papel” e se impor como poesia. A resistência ao reconhecimento do caráter artístico-poético da canção deve-se, sobretudo, ao traço popular e lúdico e à tendência mercantilista que a reveste. Mas, conforme Wisnik (2004), a canção popular brasileira insere-se no popular, de onde se nutre e ao qual retorna, e abriga em si forças paradoxalmente contíguas que são demonstradas pela sua capacidade de captar e expressar a mais íntima subjetividade à luz de uma reelaboração estética e artística, em consonância com o ritmo e as transformações dos tempos. Esta força e movimento lhe conferem características tão peculiares que fogem às expectativas de dominação e de pressões econômica, políticas e acadêmicas. Estas características consolidam a produção da canção nacional como uma rede de recados poéticos transmitidos através de um trabalho de composição simultânea da música e da linguagem, expresso de formas particulares. Gradualmente, muitos críticos e estudiosos de literatura consideram as possibilidades de abordagens de letras de canções investidas de potencialidades poéticas e artísticas, ao mesmo tempo em que reconsideram os seus conceitos sobre os nossos poetas compositores. E, a despeito dessas discussões, a produção artística desses compositores nos possibilita demonstrar que o relacionamento da música com a poesia não se estabelece tão somente através da musicalização de poemas ou da poetização da canção, mas, sobretudo, no universo das suas letras. È o que pretendemos demonstrar nesta abordagem de “Queixa”, de Caetano Veloso, através de uma leitura apoiada teoricamente por POUND, PIGNATARI, RIFATERRE e nos conceitos operatórios de GREIMAS.

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Biografia do Autor

Verônica de Fátima Gomes de Moura, UFB

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora de Literatura Brasileira no Campus III da UFPB. Linha de Pesquisa: Ensino de Literatura e a Interface com Outras Expressões Artísticas.

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Publicado

01-03-2012

Como Citar

Moura, V. de F. G. de. (2012). O GRITO SUSSURRADO NA CANÇÃO: UMA LEITURA DA LETRA POÉTICA DE QUEIXA, DE CAETANO VELOSO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 5(1), 046–063. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2011v5n1p046-063