DESTACAMENTO E AFORIZAÇÃO
DA CONSTRUÇÃO DO ETHOS À CRIAÇÃO DE POLÊMICAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n02p025-045Resumo
Os conflitos sociais são cada vez mais comuns na atualidade, muitas vezes surgem a partir de simples frases publicadas na mídia que são interpretadas de maneira equivocada. Buscamos, neste artigo, analisar o potencial que os enunciados aforizados em manchetes jornalísticas e publicitárias podem apresentar na criação de polêmicas, bem como, na construção do ethos discursivo como imagem de si no discurso dos envolvidos no dissenso. Apoiados nas teorias de Dominique Maingueneau (2008, 2014, 2015, 2016, 2020), acerca dos conceitos de destacamento, aforização, cenografia e ethos e nas noções de Ruth Amossy (2016, 2017) sobre polêmicas e estereótipos, em uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa em sua análise, moldaremos um panorama do funcionamento de uma polêmica iniciada a partir de uma aforização divulgada na mídia. O corpus selecionado para este trabalho consiste em uma publicação de pré-lançamento de uma edição da revista Nylon, que utiliza uma frase aforizada, de autoria atribuída à cantora Anitta. Concluiu-se que as aforizações na mídia podem assumir papel importante na criação de polêmicas, bem como mobilizar estereótipos que interferem na interpretação da cena enunciativa e na construção dos ethos discursivos como imagens de si no discurso dos atuantes nas polêmicas.
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