DESTACAMENTO E AFORIZAÇÃO
DA CONSTRUÇÃO DO ETHOS À CRIAÇÃO DE POLÊMICAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n02p025-045Resumen
Os conflitos sociais são cada vez mais comuns na atualidade, muitas vezes surgem a partir de simples frases publicadas na mídia que são interpretadas de maneira equivocada. Buscamos, neste artigo, analisar o potencial que os enunciados aforizados em manchetes jornalísticas e publicitárias podem apresentar na criação de polêmicas, bem como, na construção do ethos discursivo como imagem de si no discurso dos envolvidos no dissenso. Apoiados nas teorias de Dominique Maingueneau (2008, 2014, 2015, 2016, 2020), acerca dos conceitos de destacamento, aforização, cenografia e ethos e nas noções de Ruth Amossy (2016, 2017) sobre polêmicas e estereótipos, em uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa em sua análise, moldaremos um panorama do funcionamento de uma polêmica iniciada a partir de uma aforização divulgada na mídia. O corpus selecionado para este trabalho consiste em uma publicação de pré-lançamento de uma edição da revista Nylon, que utiliza uma frase aforizada, de autoria atribuída à cantora Anitta. Concluiu-se que as aforizações na mídia podem assumir papel importante na criação de polêmicas, bem como mobilizar estereótipos que interferem na interpretação da cena enunciativa e na construção dos ethos discursivos como imagens de si no discurso dos atuantes nas polêmicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.