ANÁLISE DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO INSTITUCIONAL EM PERSPECTIVA DIALÓGICA

A VALORAÇÃO TEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE PERSUASÃO

Autores

  • Bruna Ferro e Silva Pinto Universidade Federal do Pará
  • Isabelly Raiane Silva dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Ana Beatriz Feitosa de Oliveira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p022-037

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar, em perspectiva dialógica, três anúncios publicitários que constituem a campanha da marca de vestuário Origens. No âmbito da Linguística Aplicada, buscamos compreender como ocorre o entrelaçamento das vozes sociais valorativas nos anúncios por meio de recursos verbo-visuais e do extraverbal. Para isso, o corpus foi selecionado a partir do conteúdo temático, que trata de questões ligadas ao meio ambiente, tema de valoração responsiva o qual tem sido utilizado com frequência na publicidade por diversas marcas, que, neste caso, estabelece uma relação dialógica com o desastre ambiental ocorrido em Mariana/MG. Os anúncios foram veiculados em jornais e revistas do Espírito Santo e no site da empresa. Adotou-se, como base metodológica, a pesquisa bibliográfica de natureza sócio-histórica e de cunho qualitativo-interpretativista. Como fundamentação teórica, optou-se pelos estudos dialógicos da linguagem alicerçados aos conceitos do Círculo de Bakhtin, a saber: dialogismo, gêneros do discurso e axiologias sociais. Os resultados mostram que os anúncios, por meio de recursos verbo-visuais, desejam suscitar em seus leitores um juízo de valor que seja compatível com os valores da marca, levando as pessoas a consumirem os produtos por meio da concordância/adoção desses princípios. 

Palavras-chave: Dialogismo. Gêneros do discurso. Anúncio publicitário. Conteúdo temático. Recursos verbo-visuais. Axiologias sociais.

 

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Biografia do Autor

Isabelly Raiane Silva dos Santos, Universidade Federal do Pará

Mestre em Letras - Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Docente da área de Letras Português/Inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). ORCID <https://orcid.org/0000-0002-4034-6677>. E-mail: isabellysantosifpa@gmail.com.

Ana Beatriz Feitosa de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), da linha de pesquisa Ensino-Aprendizagem de Línguas e Culturas: modelos e ações. Especialista em Redação e Revisão Textual em Língua Portuguesa. Membro do Grupo de Pesquisa Letramentos, Identidades, Diversidades - Universidade Federal do Pará (UFPA). ORCID <https://orcid.org/0009-0009-4859-2141>. E-mail: anabiaoliv09@gmail.com.

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

Pinto, B. F. e S., Santos, I. R. S. dos, & de Oliveira, A. B. F. (2024). ANÁLISE DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO INSTITUCIONAL EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: A VALORAÇÃO TEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE PERSUASÃO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 18(03), 022–037. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p022-037

Edição

Seção

Dossiê Temático: Bakhtin na esfera da visualidade