ANÁLISE DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO INSTITUCIONAL EM PERSPECTIVA DIALÓGICA
A VALORAÇÃO TEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE PERSUASÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p022-037Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar, em perspectiva dialógica, três anúncios publicitários que constituem a campanha da marca de vestuário Origens. No âmbito da Linguística Aplicada, buscamos compreender como ocorre o entrelaçamento das vozes sociais valorativas nos anúncios por meio de recursos verbo-visuais e do extraverbal. Para isso, o corpus foi selecionado a partir do conteúdo temático, que trata de questões ligadas ao meio ambiente, tema de valoração responsiva o qual tem sido utilizado com frequência na publicidade por diversas marcas, que, neste caso, estabelece uma relação dialógica com o desastre ambiental ocorrido em Mariana/MG. Os anúncios foram veiculados em jornais e revistas do Espírito Santo e no site da empresa. Adotou-se, como base metodológica, a pesquisa bibliográfica de natureza sócio-histórica e de cunho qualitativo-interpretativista. Como fundamentação teórica, optou-se pelos estudos dialógicos da linguagem alicerçados aos conceitos do Círculo de Bakhtin, a saber: dialogismo, gêneros do discurso e axiologias sociais. Os resultados mostram que os anúncios, por meio de recursos verbo-visuais, desejam suscitar em seus leitores um juízo de valor que seja compatível com os valores da marca, levando as pessoas a consumirem os produtos por meio da concordância/adoção desses princípios.
Palavras-chave: Dialogismo. Gêneros do discurso. Anúncio publicitário. Conteúdo temático. Recursos verbo-visuais. Axiologias sociais.
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