REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: POTENCIALIDADES A PARTIR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA / LITERATURE REVIEW ON MODERN AND CONTEMPORARY PHYSICS EDUCATION IN HIGH SCHOOL: POTENTIALITIES FROM SIGNIFICANT LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p192-215Palavras-chave:
Física Moderna e Contemporânea, Teoria da Aprendizagem Significativa, UEPS.Resumo
Este trabalho apresenta o resultado de uma revisão da literatura relacionada ao ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio. Os artigos que compõem o corpus de análise dessa revisão estão compreendidos desde o ano de 2005 até 2018 e, encontram-se disponíveis nos periódicos: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF), Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) e Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia (RBECT). Os trabalhos foram classificados em duas categorias, definidas a posteriori, a partir da utilização do método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A partir dessas categorias verificaram-se quais estratégias didáticas vem sendo utilizadas no ensino de FMC levando-se em consideração a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), que quando associadas ao uso da UEPS, auxiliam os estudantes a conseguirem compreender conceitos, muitas vezes abstratos, e constituírem a aprendizagem significativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-04-05
Como Citar
Goulart, G. S., & Leonel, A. A. (2020). REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: POTENCIALIDADES A PARTIR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA / LITERATURE REVIEW ON MODERN AND CONTEMPORARY PHYSICS EDUCATION IN HIGH SCHOOL: POTENTIALITIES FROM SIGNIFICANT LEARNING. Revista Dynamis, 26(1), 192–215. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p192-215
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.