REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: POTENCIALIDADES A PARTIR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA / LITERATURE REVIEW ON MODERN AND CONTEMPORARY PHYSICS EDUCATION IN HIGH SCHOOL: POTENTIALITIES FROM SIGNIFICANT LEARNING

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p192-215

Palabras clave:

Física Moderna e Contemporânea, Teoria da Aprendizagem Significativa, UEPS.

Resumen

Este trabalho apresenta o resultado de uma revisão da literatura relacionada ao ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio. Os artigos que compõem o corpus de análise dessa revisão estão compreendidos desde o ano de 2005 até 2018 e, encontram-se disponíveis nos periódicos: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF), Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) e Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia (RBECT). Os trabalhos foram classificados em duas categorias, definidas a posteriori, a partir da utilização do método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A partir dessas categorias verificaram-se quais estratégias didáticas vem sendo utilizadas no ensino de FMC levando-se em consideração a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), que quando associadas ao uso da UEPS, auxiliam os estudantes a conseguirem compreender conceitos, muitas vezes abstratos, e constituírem a aprendizagem significativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Salgueiro Goulart, Universidade Federal de Santa Maria

Cursa Graduação em Física-Bacharelado e Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física na Universidade Federal de Santa Maria. Possui Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (2016). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional (2017).

André Ary Leonel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa COMUNIC da UFSC. Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM; e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física e na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização científica e técnica e física moderna e contemporânea. É subcoordenador do laboratório de novas tecnologias (LANTEC) da UFSC.

Publicado

2020-04-05

Cómo citar

Goulart, G. S., & Leonel, A. A. (2020). REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: POTENCIALIDADES A PARTIR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA / LITERATURE REVIEW ON MODERN AND CONTEMPORARY PHYSICS EDUCATION IN HIGH SCHOOL: POTENTIALITIES FROM SIGNIFICANT LEARNING. Revista Dynamis, 26(1), 192–215. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p192-215